Trem do Samba

Em Oswaldo Cruz, todos desembarcam das respectivas composições e 14 rodas de samba seguem para bares de referência do bairro e os demais podem desfrutar das atrações dos três palcos montados em diferentes pontos do bairro, sendo eles: Palco Mestre Pirulito, na Praça Paulo da Portela, Palco Wilson das Neves, na Rua João Vicente, e Palco Mestre Trambique, na Rua Átila da Silveira.

A festa, que é gratuita, tem início no dia 1 de Dezembro com a partida do “Cortejo Alegre dos Senhores da Memória”, conduzido pelos “Senhores da Memória”, seguidos de diversos partideiros, os improvisadores do samba.

O cortejo segue em direção à Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, onde é formada uma enorme roda de samba. À meia noite, em saudação aos “Senhores da Memória”, acontece uma grande queima de fogos, que marca o encerramento das atividades desse dia. No dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, a Central do Brasil e também Oswaldo Cruz, se transformam para receber o grande evento, a partir das 15h. No Palco Almir Guineto, na Central, renomados artistas do samba nacional e as Velhas Guardas se revezam até às 19h. O acontecimento mais esperado da festa ocorre a partir das 18h, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz, anos atras, com seus companheiros de samba batucando e cantando nos trens.